sábado, junho 17, 2006

The World's Edge - The Atlantic Basin Project

Prof. Thomas Cooper fotografando em Ubatuba na companhia da sua AGFA de 1898!
O projeto, que esta na estrada desde 1990, ja percorreu toda a costa da Africa, da Europa e em 2006 veio para a America do Sul, fotografando de maneira bem peculiar, pontas de pedra que circundam o Oceano Atlantico. Depois de trabalhar na Argentina, no Chile, na Colombia e na Venezuela, o ultimo mes da viagem foi feito no Brasil.
Contratado como guia naturalista e fotografo, fui como responsavel por conduzir a viagem e acumulei, com o maior prazer, a tarefa de documentar o trabalho desse gentleman de 60 e poucos anos e muita energia. Com 8 livros publicados, dentre eles uma coletanea de entrevistas com grandes mestres da fotografia, como Cartier Bresson e Ansel Adams, chamada «Dialogue with the Photography», o professor, como gosta de ser chamado, ainda fundou o departamento de Fotografia da Fine Art School of Glasgow, uma das mais antigas universidades do mundo.
O trabalho foi realizado de acordo com uma pre organizacao dos pontos com o aulixio de mapas e cartas nauticas e percorreu o litoral de varios estados brasileiros passando por Ubatuba, Ilha Bela, Ilha de Marajo, Noronha, alem de pontos especificos entre Natal e Fortaleza e tambem entre Recife e Joao Pessoa. Detalhe: o professor so faz uma unica foto, em preto e branco de cada ponto escolhido. Na Ilha de Marajo, onde visitamos a face sul e a face norte da foz do Amazonhas, onde o maior rio do mundo entra para dentro do mar, e num dia muito animado, o professor fez 7 fotos!!
Da maquina dele, sai algo mais ou menos assim,

As quase 90 imagens produzidas vao abrir uma exposicao em Nova York em Novembro, que deve percorrer as capitais dos paises visitados e se tudo der certo, vem tambem para Sao Paulo. O material tambem vai gerar o nono livro do professor, que ira se chamar, Olhos D'Agua. Outro detalhe interessante: o Brasil foi o unico pais da viagem, onde 100% dos pontos escolhidos foram fotografados.

Para pensar: nesse mundo louco de pixels e megabites em que nos metemos com a fotografia agora, tai algo interessante. Alem do carater de aventura, usando um equipamento bem antiguado, o projeto ainda levanta questoes como historia da fotografia, conservacao e global warming, pois essas pontas de pedra podem e devem estar submersas devido ao aumento do volume dos oceanos. Sem falar na pimenta que ele coloca no assunto da moda, a eterna discussao sobre filme x digital. Soh a Ilford ainda faz material necessario. E nao se sabe ate ainda quando...

Imagina soh vc, velhinho e encanado que vai fazer seu trabalho soh de um jeito?

Ate a proxima,

Guto